Furnas, em parceria com BNDES e Consórcio Eletriza, abriu o processo para a venda direta do imóvel situado à rua Real Grandeza, número 274, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma construção de dois pavimentos onde funcionava uma antiga gráfica da empresa. O terreno soma cerca de 1,5 mil metros quadrados e, segundo estudos de mercado, tem forte vocação residencial.

Segundo o diretor de gestão corporativa de Furnas, Pedro Brito, a empresa programou desmobilizar ativos de pouco uso e sem relação com as suas atividades principais para gerar caixa e investimentos estratégicos. “A intenção é usar os recursos obtidos com a alienação em projetos de geração, transmissão e sustentabilidade, que são prioridades”, disse.

A companhia receberá as propostas de aquisição até o dia 18 de novembro de 2022. Estudos apontam a oportunidade para um condomínio residencial de alto padrão, com mais de 50 unidades distribuídas em dois blocos de seis pavimentos e mais dois subsolos para estacionamento.

Vale destacar que na zona sul do Rio de Janeiro, Botafogo tem sido o campeão em lançamentos imobiliários, com mais de 30% das unidades residenciais anunciadas nos 13 bairros da região nos últimos dois anos, segundo o Sinduscon-Rio (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro). Os motivos são muitos: boa oferta de serviços, transporte, lazer, cultura e gastronomia; proximidade com o centro da cidade e a orla; disponibilidade de espaços e preços competitivos.

Esta é a primeira venda direta de imóveis feita por Furnas. Em julho, a empresa realizou na B3 o leilão para alienação de parte de seu antigo Edifício Sede – um lote com cerca de 9,7 mil metros quadrados, também localizado em Botafogo, arrematado pela Cyrela, por R$ 75,4 milhões.

Investidores interessados poderão encontrar toda a documentação do imóvel, estudos de mercado, informações sobre o processo de venda e orientações para submissão de propostas disponíveis mediante cadastro no site.